MZ Renováveis


Os nossos sistemas fotovoltaicos, solares térmicos e bombas de calor geram poucos impactos ambientais, permitindo o aproveitamento de um recurso renovável para produzir
eletricidade sem gerar emissões atmosféricas. Querendo ser seu parceiro na redução das faturas energéticas e garantir uma imagem mais “high tech” e amiga do ambiente, temos para si várias soluções.

A MZ tem uma equipa técnica nos quadros da empresa devidamente qualificada, pelo que não recorre a subcontratação. Tendo um departamento de engenharia para efetuar os estudos das diversas soluções para garantir o cumprimento de toda a legislação em vigor e a melhor rentabilidade para o cliente.

*Número de Registo DGEG 1298

Comunidade de Energia Renovável (CER)

E se pudesse criar a sua própria comunidade de energia renovável???

Pode ter uma unidade de produção de autoconsumo na sua casa de ferias e o excedente da energia ser atribuída a sua casa de habitação permanente, ou o contrário.


Instalar uma unidade de produção de energia nas instalações comuns do edifício e o excedente ser repartido pelos condóminos do edifício.

Hoje em dia as configurações anteriores são possíveis de forma rápida e simples sem burocracias e processos demorosos, graças aos contadores de energia inteligentes que conseguem aferir energia ao momento e de acordo com a legislação que veio permitir estas soluções para garantir uma melhor sustentabilidade energética.

Conheça o Decreto-Lei nº162/2019


Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro, introduziu alterações significativas no regime de autoconsumo de energia elétrica (estabelecido no Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de outubro), orientando esse autoconsumo para a utilização de fontes de energia renovável, modificando os requisitos de contagem, consagrando o tratamento dos dados de energia em períodos de 15 minutos, permitindo o autoconsumo coletivo associando diversas instalações de produção e de consumo, criando a figura da comunidade de energia renovável, e admitindo a integração de infraestruturas de armazenamento de energia elétrica. O novo regime veio ainda privilegiar a venda em regime de mercado.

O modelo de autoconsumo coletivo assenta na associação de consumidores e unidades de produção próximas para partilha de energia.  A Entidade Gestora do Autoconsumo (EGAC), a designar pelos respetivos membros, representa o autoconsumo coletivo perante operadores e entidades administrativas. O regulamento responsabiliza a EGAC pelo relacionamento com o operador de rede, para efeitos de gestão da partilha de energia e de disponibilização dos dados de produção, bem como pelo relacionamento com o agregador para efeitos da venda dos excedentes do autoconsumo coletivo.

No caso da partilha de energia dentro de um autoconsumo coletivo, o consumo medido no contador da instalação de utilização deixa de corresponder ao consumo fornecido pelo comercializador, pois terá de ser descontado da energia partilhada pelo autoconsumo. Por outro lado, se a UPAC estiver interligada com a instalação de consumo através da rede pública, há lugar à cobrança de tarifas de acesso às redes sobre o valor de energia partilhada (autoconsumo através da RESP). Essa cobrança é feita pelo operador de rede à EGAC.

*Fonte: ERSE

Sabia que:

- Com as comunidades de energia renovável poderá “direcionar” a energia não utilizada na instalação para outro contador.

- Os hábitos energéticos da sua família ou empresa são únicos!!!

- As nossas propostas são feitas á medida e com todo o cuidado no projeto, na instalação e no acompanhamento.

- Ao adicionar painéis fotovoltaicos á sua bomba de calor ou painéis solares térmicos terá ainda mais otimização de Energia.


Quantos Paineis Preciso?

Quero aderir

- Preencha e insira no formulário em baixo ou envie por email as 3 últimas faturas do seu comercializador de energia;

- Elaboramos um estudo inicial onde será apresentado uma proposta detalhada e um mapa com o retorno do investimento.

- Caso seja do vosso interesse avançar será feita uma visita ao local por parte da nossa equipa técnica, para verificar as condições da instalação, para apresentação de uma proposta final.

Contacte-nos